Hoje eu vou falar sobre como escolher o protetor solar, trazendo algumas dicas super importantes para aproveitar o verão de forma saudável.
Estamos na primavera e o calor já se faz presente. Nesta época do ano, a tendência é ficarmos mais tempo expostos ao sol, e por isso a atenção com a proteção solar deve ser redobrada.
No verão os raios ultravioletas (UVB), principal causador do câncer da pele, apresentam maior intensidade e, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para evitar a ação solar danosa.
Eu sempre reforço a importância de escolher um filtro solar adequado ao seu tipo de pele, que deve ser usado o ano todo, não somente nos meses de sol.
Acontece que no verão, aproveitamos mais a praia, piscina e realizamos nossas atividade físicas ao ar livre, por isso recomendo optar por um filtro resistente à água e à transpiração, pois normalmente quando estamos muito expostos ao sol, esses fatores são necessários.
Leia também: Céu nublado, preciso usar filtro solar?
Então, vamos às dicas de como escolher o protetor solar ideal?
O filtro solar ideal deve ter: amplo espectro, FPS 30 acima e resistência à água.
Amplo espectro, que significa que ele tem boa absorção dos raios UVA e UVB, protegendo contra o surgimento do câncer de pele.
A proteção UVA é medida através do valor do PPD (sigla em inglês Persistent Pigment Darkening), que significa Escurecimento Persistente do Pigmento. Sua função é quantificar a proteção oferecida por um protetor contra a radiação UVA.
Essa radiação é a principal causadora do fotoenvelhecimento cutâneo, pois penetra profundamente na pele, causando danos ao colágeno.
FPS 30 ou mais oferece alta proteção UVB e maior que 50 garante altíssima proteção UVB, e protegem de queimaduras solares.
Para pessoas mais sensíveis ao sol, que tenham pele muito clara, com antecedentes pessoais ou familiares de câncer de pele, a recomendação é que utilizem um protetor com FPS mais alto, acima de 50.
É a mesma recomendação para aqueles que estão em tratamento dermatológico (lasers para rejuvenescimento, peelings, tratamentos para cicatrizes de acne etc.) ou com doenças causadas ou agravadas pela radiação solar.
Resistência à água: Ele fica na pele em torno de 40 minutos a 2horas e precisa ser reaplicado depois deste tempo, ou sempre que sair da água ou após praticar atividade física.
Outra coisa importante a observar no protetor solar é que ele deve ser hipoalergênico e não manchar a roupa.
Existem diversos tipos de protetores no mercado, então como escolher o filtro solar ideal?
Como estamos falando sobre aproveitar o verão de forma saudável, então primeiro temos que ter uma noção da composição deles, ou seja, os princípios ativos.
Por exemplo, há os filtros químicos, que são substâncias que absorvem ou neutralizam a radiação UV.
Há ainda os filtros físicos, que fazem uma barreira mecânica, ou seja, tentam impedir fisicamente que a radiação entre na pele. Até pouco tempo, eles não eram bem aceitos, pois deixavam a pele esbranquiçada.
Porém, com o avanço da tecnologia, isto tem sido minimizado pela coloração de base de alguns produtos.
Em cada produto comercial, há diferentes combinações de filtros químicos e físicos, mas estes últimos são os mais importantes para quem se preocupa em se proteger também contra UVA – os mais comuns são óxido de zinco e dióxido de titânio.
E como deve ser a textura do protetor solar ideal?
Há de se observar também o veículo do produto, ou seja, se ele é em gel, creme, loção, spray, bastão.
Dependendo da fórmula ajudam até na prevenção de acne e oleosidade, muito comuns quando se usa produtos inadequados para cada tipo de pele.
Em geral produtos em gel, gel creme, fluido e sérum têm textura mais leve e indico para peles mais oleosas. Já os cremes e loções são mais adequados para peles normais a secas.
Os produtos mais espessos e oleosos formam uma camada mais grossa e consequentemente não saem com tanta facilidade na água. Geralmente indico para crianças e esportistas.
E lá no meu INSTAGRAM, tem um conteúdo muito bacana com muitas informações e dicas.
Concluindo, o mais importante é usar generosamente o filtro solar, reaplicando-o a cada 2h ou a cada vez em que a pele for molhada e usar chapéus de abas largas e tecidos grossos mesmo nos horários de sol menos intenso (tecido molhado protege menos do que um seco).
Agora que você já sabe como escolher o protetor solar, fica mais fácil escolher o seu não é!!!
Se você quiser enviar uma mensagem com sua dúvida ou sugestão, acesse por aqui.